Carne é cultivada no espaço pela primeira vez na história

A Aleph Farms, empresa israelense da indústria de alimentos, comemorou na terça-feira (8) que seu experimento na Estação Espacial Internacional (ISS) foi um sucesso: eles cultivaram no espaço amostras de carne pela primeira vez na história.

A primeira carne bioimpressa em 3D (com tecnologia da russa 3D Bioprinting Solutions) criada no laboratório espacial é comestível, claro, e foi cultivada a partir de apenas duas células — no caso deste experimento, a partir de células bovinas mesmo. Na ISS, o processo imitou a regeneração do tecido muscular de uma vaca, e a equipe de astronautas foi capaz de produzir um pequeno pedaço de tecido muscular bovino.

A bioimpressão funciona de um jeito um pouco diferente no espaço, quando comparada com o processo realizado aqui na Terra. “O amadurecimento de órgãos e tecidos bioimpressos com gravidade zero ocorre muito mais rápido do que nas condições de gravidade da Terra. Na Terra, as células sempre caem para baixo; na gravidade zero, elas ficam no espaço e interferem apenas uma com a outra. A impressão em camada por camada requer uma estrutura de suporte, e a impressão em gravidade zero permite que o tecido seja criado apenas com material celular, sem nenhum suporte intermediário”, explica Yoav Reisler, executivo da Aleph Farms.

Tecido muscular bovino criado em laboratório (Foto: 3D Bioprinting Solutions)

A ideia da empresa de produzir carne de laboratório no espaço se deu por conta das mudanças climáticas que nosso planeta vem sofrendo. A criação de animais para o abate exige grandes quantidades de pasto, água e energia, o que contribui de maneira impactante no clima do planeta, e é tida como um dos vilões “culpados” pelas perigosas mudanças climáticas que ocorrem no momento.

https://www.youtube.com/watch?v=PQcw0XusD_E

“Nosso planeta está pegando fogo e não temos outro. Nosso objetivo principal é garantir que ele permaneça o mesmo planeta azul que conhecemos também para as nossas próximas gerações”, disse Reisler. Então, como no espaço não temos dezenas de milhares de litros de água disponíveis para produzir um quilo de carne bovina, a ideia da empresa foi testar a produção deste alimento na ISS, o que “marca um passo significativo para alcançar a visão de garantir segurança alimentar às próximas gerações, enquanto preservamos nossos recursos naturais”, conforme declarou Didier Toubia, cofundador e CEO da Aleph Farms.Dentro de alguns anos a partir de agora, a empresa pretende começar a oferecer bifes cultivados em laboratórios aqui na Terra por meio do que chamou de “bio-fazendas”, onde as carnes serão cultivadas. É esperar para ver!

Fonte: Canaltech

Compartilhe