Bomba da Segunda Guerra explode por conta própria e cria cratera no interior da Alemanha

Os moradores de Limburg acharam que a cidade tinha sido atingida por um meteoro. Entretanto, tratava-se de uma bomba de 250 kg da época de Hitler

Divulgação

Os moradores da cidade de Limburg, na Alemanha, tiveram uma grande surpresa no último domingo (23), ao acreditarem que a cidade passava por um terremoto ou havia sido atingida por um meteoro. Isso porque às 4h da manhã, um estrondo tirou o sono dos moradores. E uma cratera de 3 metros de profundidade foi encontrada.

No entanto, não se trata de um acidente astronômico, mas sim da explosão acidental de uma bomba enterrada que remonta à Segunda Guerra Mundial. O susto foi justificável: a explosão gerou um tremor de 1.7 na Escala Richter.

Depois de uma análise técnica da cratera, foi confirmada que se tratava de uma bomba antiga, que devia pesar, aproximadamente, 250 kg e teria sido descartada por um avião durante o Reich em Guerra.

O detonador da bomba, um gatilho químico, teria se deteriorado com o tempo, provocando a explosão por conta própria. A história não foi tão surpreendente aos limburguianos: a região era historicamente uma área de depósito ferroviário e sofreu diversos bombardeios durante o conflito.

Bomba do mesmo gênero encontrada em Potsdam / Crédito: Reprodução

De acordo com o historiador Jens Wehner, cerca de 1,4 milhão de bombas foram lançadas sobre a Alemanha durante a Segunda guerra, e provavelmente cerca de 10% desse arsenal não teria explodido, reservando o perigo do acionamento autônomo, como no caso de Limburg.

A explosão não deixou feridos. As autoridades alemãs informaram que o risco de ser atingido por uma explosão dessas é raro, e o Estado já vêm trabalhado na busca desses materiais (que aumentou drasticamente com o aumento da construção civil dos últimos anos na Alemanha).

Fonte: Aventuras na História

Compartilhe