Baby Yoda para todos: as curiosidades sobre novos produtos de ‘Star Wars’

Baby Yoda de pelúcia, Baby Yoda em miniatura, Baby Yoda em tamanho real, Baby Yoda de Lego? Para quem tem vontade de levar para casa o bebê verde com orelhas pontudas e olhos enormes —uma combinação que, estranhamente, resulta em uma fofura extrema—, esse dia pode estar próximo.

Aproveitando o sucesso do personagem de “The Mandalorian” (que, na série, é conhecido como The Child), a Disney lançou uma coleção de produtos inspirados no bichinho, versão infantil do sábio personagem de “Star Wars”. O lançamento foi durante a New York Toy Fair, feira do mercado de brinquedos em Nova York, em que a Disney apresentou também uma nova coleção inspirada na série “Star Wars: The Clone Wars”. O UOL conferiu de perto as novidades e conversou com a equipe responsável pelo desenvolvimento dos produtos para saber as curiosidades dos bastidores.

A maior parte da coleção, que inclui ainda produtos de outros personagens, chega às lojas e aos parques dos Estados Unidos no mês que vem —mas já está em pré-venda pela internet. No Brasil, a previsão é que os itens cheguem ainda neste ano, mas a Disney ainda não divulgou exatamente quando.

Entre a enxurrada de produtos, há não só bonecos do Baby Yoda de todos os tipos e tamanhos, mas também roupas e acessórios como cadernos, colares, capinhas para celular —tudo para fazer com que os fãs queiram abrir as carteiras. Você confere abaixo alguns dos produtos mais incríveis e curiosidades da equipe responsável pelo desenvolvimento da coleção, que o UOL entrevistou em Nova York:

‘The Child’, o nome de ‘batismo’ de Baby Yoda

A internet batizou o Baby Yoda assim, mas, na verdade, na série, a criaturinha se chama The Child. O nome, vamos combinar, não pegou, mas está em todos os produtos oficiais da série. JoAnn McLaughlin, vice-presidente sênior de design de produtos da Disney, disse que os designers não podem contrariar os roteiristas e mudar o nome do personagem para os produtos.

“Este não é o Baby Yoda, é The Child. Se o nome mudar ao longo do caminho? Mas é claro, todo mundo chama de Baby Yoda, então acaba ficando The Child, aka (“também conhecido como”, na sigla em inglês), Baby Yoda”, explica JoAnn.

O Baby Yoda tem pés? A resposta é ‘sim’, mas esta foi uma das primeiras questões que os designers de produto se fizeram. Durante todo o processo, a equipe se reuniu com os criadores, roteiristas e produtores da série para definir detalhes como esse e reproduzir com fidelidade a imagem e toda a fofura do bichinho, além de recriar na “vida real” alguns momentos importantes da série.

“Entender os olhos e as expressões faciais foi essencial para os produtos, e tivemos que tomar muito cuidado com as orelhas e o tamanho das bochechas, que podem mudar completamente a aparência dele”, conta JoAnn McLaughlin.

O maior sucesso para um personagem de Star Wars

Já dá para dizer que o Baby Yoda representa o maior sucesso para um personagem do universo “Star Wars”, pelo menos de acordo com Paul Southern, vice-presidente sênior para licenciamentos e franquias da Lucasfilm, responsável pela franquia.

“Eu nunca vi nenhum outro personagem de ‘Star Wars’ fazer tanto sucesso assim, nem mesmo os personagens do filme, como o Yoda ou o BB-8, que também foram hits”, diz Southern. “Muito disso, é claro, aconteceu por causa da internet”.

Nem conheço, mas já considero pacas

Também foram a internet e as redes sociais que fizeram do Baby Yoda um sucesso mesmo nos lugares em que o Disney+, serviço de streaming que exibe “The Mandalorian”, ainda nem estreou. Caso do Brasil. Os criadores se disseram impressionados com a popularidade do bichinho por aqui, onde, oficialmente, ninguém ainda deveria conhecer o Baby Yoda, mas todo mundo já considera pacas.

De olho nos memes

A Disney sabe que o Baby Yoda é um fenômeno nas redes sociais, e usou isso ao seu favor também na hora de criar os produtos. É o que diz JoAnn McLaughlin, vice-presidente sênior de design de produtos da Disney:

“Nós temos uma equipe de olho nas redes sociais, acompanhando tudo o que as pessoas estão dizendo, tudo o que as pessoas estão querendo, e com certeza levamos esses comentários muito em conta na hora de pensar em como serão os produtos”.

Sem Baby Yoda de Natal

Para manter a surpresa da série e não revelar a figura do Baby Yoda antes da estreia de “The Mandalorian”, a Disney abriu mão de fabricar os produtos inspirados no personagem a tempo do Natal —o que é bastante ousado em termos financeiros.

JoAnn McLaughlin conta que apenas um dia depois do primeiro episódio de “The Mandalorian” ir ao ar, ela começou a receber ligações de empresas interessadas em criar produtos a partir da série. Apesar de terem perdido as vendas do Natal, JoAnn afirma que foi tudo uma questão estratégica, e que a Disney não tomou prejuízo, já que as pré-vendas dos produtos oficiais estão indo muito bem.

Produção em tempo recorde

A decisão estratégica de manter o personagem em segredo e só começar a trabalhar no desenvolvimento dos produtos depois da estreia da série também fez com que a Disney tivesse pouco tempo para isso.

Os criadores da coleção tiveram que produzir as peças em tempo recorde: JoAnn McLaughlin conta que a equipe precisou deixar outros projetos de lado e se dedicar exclusivamente aos produtos de “The Mandalorian”, começando a trabalhar já em novembro, quando a série estreou nos Estados Unidos.

“The Mandalorian” deve estar disponível no Brasil ainda neste ano, quando o Disney+ chegar ao país. Nos Estados Unidos, a segunda temporada da série estreia em outubro.

Baby Yoda que faz sons e se mexe

Este é um brinquedo criado estrategicamente para derreter quem não aguenta quando um gatinho faz “miau” ou um bebê dá uma gargalhada. Além de mexer a cabeça, as orelhas e os olhões, esse boneco do Baby Yoda emite sons de risadas, grunhidos e até mesmo um ronquinho fofo.

O produto custa US$ 60 nas lojas dos Estados Unidos.

Razor Crest em LEGO

A nova nave da saga “Star Wars”, a Razor Crest, ganhou uma versão em Lego com direito a miniaturas de alguns personagens (sem spoilers por aqui!) e, é claro, do Baby Yoda, que é ainda menor do que os outros bonecos. De acordo com a equipe que desenvolveu o produto, o tamanho foi pensado para refletir uma “escala real” de qual seria a altura do bichinho em relação aos outros personagens.

Funko do Baby Yoda

O Funko do Baby Yoda conseguiu desbancar outro bebê da posição de “Funko da Disney mais vendido durante uma pré-venda”: a criaturinha de “Star Wars” já bateu recorde de vendas e tirou o boneco do Baby Groot, a arvorezinha fofa de “Guardiões da Galáxia” do primeiro lugar. O produto custa cerca de US$ 10 nas lojas dos Estados Unidos.

Fantasias de Mandalorian e Baby Yoda

Esta é uma ideia para as duplas de pais e filhos que querem combinar a fantasia. Enquanto o adulto se veste como um Mandaloriano, com direito, é claro, ao capacete, a criança se veste de Baby Yoda, com as orelhas verdes e pontudas na cabeça. Já que não chegou a tempo do Carnaval, fica a dica para o Halloween, quem sabe.

Fonte: Uol

Compartilhe