As coisas mais doidas que fãs já fizeram para salvar suas séries do cancelamento

Não é nenhuma novidade que séries de TV são capazes de juntar pessoas em torno de um gosto em comum, e que uma comunidade de fãs é capaz de muita coisa quando organizada – e as emissoras das séries abaixo sentiram isso na pele.

Confira as coisas mais doidas que fãs já fizeram para salvar suas séries do cancelamento:

STAR TREK

Assim como muitas outras coisas na televisão, Star Trek foi pioneira em termos de campanha dos fãs para salvar uma série. Os espectadores da série clássica começaram a escrever cartas para a NBC, emissora original da trama, quando o cancelamento foi anunciado após apenas duas temporadas – eles conseguiram uma terceira, mas a série foi cancelada novamente logo depois. A popularidade da franquia só seria provada mais tarde, com os filmes.

TWIN PEAKS

Após executivos da ABC obrigarem os criadores David Lynch e Mark Frost a revelarem o mistério principal da série (quem matou Laura Palmer?) no meio da segunda temporada, a série perdeu audiência. Quando a emissora resolveu cancelá-la no meio da temporada, no entanto, os fãs ficaram furiosos – além das já tradicionais cartas à emissora, eles organizaram um protesto real na frente da sede da ABC, e até o criador Lynch compareceu ao talk show de David Letterman para apelar pela exibição dos episódios finais.

ARQUIVO ROSWELL

Continuando a lenta evolução das campanhas de fãs com o passar dos anos, aquela comandada pelos fãs de Arquivo Roswell em 2000 mostrou o poder que a internet teria na década seguinte. Organizando-se em um fórum on-line pela primeira vez, os fãs se juntaram para enviar centenas de embalagens do molho Tobasco, um favorito dos alienígenas da série, para a emissora WB. Deu certo, e a série rendeu mais duas temporadas depois disso.

JERICHO

Talvez a campanha de “salvamento” mais famosa de todos os tempos, os fãs do drama nuclear da CBS enviaram duas toneladas de nozes para a sede da emissora quando a série foi cancelada na primeira temporada, em referência a uma frase do episódio de estreia. O canal cedeu e encomendou um segundo ano, mas logo depois cancelou a série novamente, ignorando a campanha que se seguiu para uma nova retratação da decisão. Jericho continuou sua história nos quadrinhos.

VERONICA MARS

Os fãs não conseguiram salvar a sua detetive adolescente favorita do cancelamento em 2007, ao fim da terceira temporada, mas teriam sua vitória alguns anos depois. Na época, enviaram barras de chocolate da marca Mars para a emissora UPN, e também notas de dólar falso com a inscrição “Veronica Mars é mais esperta do que eu”. Apesar do cancelamento, a vingança viria em 2014, com o filme da personagem, financiado inteiramente por fãs.

ANGEL: O CAÇA-VAMPIROS

Os fãs já tinham perdido a série-mãe, Buffy, em 2003. Quando a WB anunciou o cancelamento da derivada Angel no ano seguinte, uma campanha organizada na internet, que incluiu um site visitado por 1.5 milhões de fãs e até a compra de outdoors e anúncios em revistas e jornais, foi feita para a retratação da decisão. Surpreendentemente, não funcionou – e Angel permaneceu cancelada.

ARRESTED DEVELOPMENT

Antes da Netflix reconhecer a legião de fãs de Arrested Development com um revival que já conta com duas temporadas, os fãs fizeram uma campanha para a Fox não cancelar a série em seu segundo ano, lá em 2005. Organizada na internet, a campanha enviou caixas de banana para a emissora (em referência ao negócio “mais legítimo” da família Bluth), e conseguiu a renovação para mais uma temporada.

SHADOWHUNTERS

Após o cancelamento de Shadowhunters em sua 3ª temporada pela Freeform, os fãs mais fiéis começaram uma campanha para que a Netflix ou alguma outra emissora salve a série – para isso, contrataram até um avião, que sobrevoará a sede da Netflix em Los Angeles com um gigante banner escrito #SaveShadowhunters. Ainda não sabemos se a estratégia funcionou.

Fonte: Observatório do Cinema

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