As atitudes mais burras dos personagens de filmes de terror

Filmes de terror. Por mais que você os ame ou odeie, o fato inegável é que alguns de seus personagens simplesmente não conseguem deixar de tomar atitudes no mínimo questionáveis — daquelas que fazem você gritar no sofá para que eles não as façam. Em alguns momentos, inclusive, é normal até questionarmos a natureza de ações tão impulsivas e um tanto estúpidas, não é mesmo?

Neste clima de tentar entender a razão por trás de tantos movimentos responsáveis por levar nossos protagonistas diretamente para as mortes mais sangrentas e violentas possíveis, separamos uma lista daquelas para refletir. Neste caso, a reflexão é sobre as atitudes mais burras dos personagens de filmes de terror. Afinal, vai que você acaba passando pelos mesmos perrengues?

SEPARAR O GRUPO

Deveria ser simples: um grupo unido é mais forte. Por alguma razão completamente incompreensível, os personagens de filmes de terror SEMPRE acabam sugerindo uma separação justamente no momento mais crucial de todos. Resultado? Quase todo mundo acaba morrendo em momentos diferentes devido a falta de apoio necessário. Culpa do Freddy de Scooby-Doo, que começou a dar essa ideia…

INVESTIGAR O SOBRENATURAL

Investigar o sobrenatural muitas vezes é uma profissão séria. Isso significa que os profissionais do ramo estão isentos de uma possessão ou uma morte tenebrosa? De maneira alguma. Nos filmes de terror (especialmente aqueles que falam sobre entidades malignas), é muito comum que alguém decida se aventurar através dos pormenores místicos e acabe sendo vítima daquilo que está justamente tentando exterminar. Ironia do destino, não?

IR ATÉ O PORÃO

Seja pelo motivo que for, a realidade é que sempre vai ter alguma coisa no porão. Essa atitude pode até ser um pouco mais perdoável do que as outras, visto que os personagens dos filmes de terror não são tão vacinados quanto os espectadores. Mas, vamos lá, o porão nunca é um local amigável e em qualquer cenário possível, onde algo “não amigável” está acontecendo nas entrelinhas, bisbilhotar o porão é quase sempre uma ideia terrível. Às vezes, fatal.

ACHAR QUE VENCEU A LUTA

Momento filosófico: nunca cante vitória antes da hora. Além de ser uma baita lição para a vida, acaba servindo também para aqueles momentos nos quais o vilão/monstro/criatura parece ter caído, mas… não caiu. Por alguma razão inexplicável, os protagonistas simplesmente viram as costas no primeiro momento em que percebem a queda do inimigo em vez de apenas terminar o serviço. O mais triste nisso tudo é que a pessoa tem um trabalho extenso e dedicado para, no final, deixar a peteca cair da maneira mais boba de todas. Fica aí a lição, né?

IR ATRÁS DO BARULHO

“Hey! Estamos em uma floresta deserta, bizarra e aterrorizante, o que será que foi aquele barulho de agonia por trás das árvores? É melhor investigar, né?”. Se isso lhe parece uma ideia absurda, é porque é mesmo. Um dos primeiros erros em qualquer filme de terror clássico aconte justamente naquele momento em que os protagonistas deixam se vencer pela curiosidade e decidem ir investigar o barulho misterioso em um cenário completamente desfavorável.

Fonte: Adoro Cinema

Compartilhe