As 13 melhores teorias da conspiração

Aliens, monstros marinhos, lugares misteriosos… O mundo está cheio de histórias que parecem reais, apesar de nunca terem sido comprovadas pela ciência

1. O começo de tudo

As teorias conspiratórias que envolvem alienígenas nasceram na cidade de Roswell, no Novo México (Estados Unidos). Em 2 de julho de 1947, um objeto voador não identificado caiu na cidade. Um major da Força Aérea afirmou que o objeto era de origem extraterrestre, mas a informação foi negada no dia seguinte, em um comunicado oficial do governo norte-americano. Surgiram teorias de que o objeto era um disco voador e que vários alienígenas haviam sido encontrados nos destroços, alguns ainda vivos. Também dizem que, nesse primeiro contato com os ETs, os americanos permitiram que os alienígenas abduzissem seres humanos para estudos biológicos.

2. Viagem espacial

Abdução alienígena é o desaparecimento de seres humanos, levados por seres extraterrestres de origem desconhecida. Os relatos contam que a vítima acorda paralisada, com a sensação de que há alguém no quarto. Aí, ela vê luzes e objetos luminosos e tem a sensação de estar voando. Quando acorda, o abduzido não consegue lembrar o que fez ou onde esteve, mas sente que muito tempo se passou. Segundo a teoria, vítimas que recuperaram a memória depois de seções de hipnose contaram que foram submetidas a exames parecidos com exames médicos. A maioria dos abduzidos considera a experiência positiva e agradável.

3. ETs infiltrados

A teoria do híbrido humano-alienígena conta que os ETs foram manipulados por alienígenas superiores e se tornaram estéreis. Para conseguir se reproduzir, eles querem criar o Homo Alienus, uma mistura de ser humano com alienígena. Já existem seres híbridos infiltrados entre nós – eles são idênticos aos humanos, mas herdaram poderes telepáticos dos ETs. Quando a Terra estiver controlada pelos híbridos, os alienígenas aparecerão para dominar a Terra e exterminar os seres humanos. A teoria é sustentada por relatos de vítimas de abdução, que afirmam ter tido as células reprodutoras roubadas pelos alienígenas.

4. Segredo de Estado

Diversas teorias defendem que as evidências de objetos voadores e visitantes extraterrestres são escondidas por governos de todo o mundo. Os governos estariam em contato com os alienígenas – alguns até cooperam com os planos extraterrestres, permitindo que seres humanos sejam abduzidos. As teorias envolvem casos de extraterrestres presos em bases militares, discos voadores capturados e provas da existência de ETs escondidas em arquivos supersecretos. Não há evidências que sustentem essas teorias, mas elas já foram defendidas por importantes políticos e astronautas norte-americanos.

5. Cheia de mistério

A Área 51 é uma área militar de 12.000 metros quadrados no deserto de Nevada, nos Estados Unidos. O lugar é secreto e o governo norte-americano não confirma nem nega as informações, aumentando ainda mais o mistério. Dizem que os extraterrestres e OVNIS (Objetos Voadores Não-Identificados) encontrados aqui na Terra seriam levados para a Área 51 para serem estudados. Lá também seriam testadas novas espaçonaves secretas. Já foram vistos vários OVNIS sobrevoando a área. O físico Bob Lazar, que já teria trabalhado no lugar, jura ter visto alienígenas vivendo ao lado de militares norte-americanos.

6. Abaixo de nós

Os povos intraterrestres seriam civilizações que habitam Agartha, uma nação localizada no interior da Terra. Segundo essa teoria, a Terra é oca e no centro dela existe um Sol. Há duas entradas para Agartha, no Polo Sul e Polo Norte, mas existem diversas cavernas e túneis espalhados pela Terra que conectam a superfície à nação misteriosa. Os habitantes de Agartha seriam humanos como nós, só que mais evoluídos. Eles esperam que a paz se estabeleça na superfície para que todos possamos conviver em harmonia. Os defensores dessa teoria argumentam que a ciência sabe pouco sobre a crosta terrestre, pois apenas 0,5% dela foi adentrada até hoje. Além disso, muita gente diz que consegue se comunicar com os povos de Agartha por meio da telepatia.

7. Triângulo da morte

O Triângulo das Bermudas é uma região do Oceano Atlântico, perto do Caribe, marcada por três pontas que formam um triângulo imaginário: o sul da Flórida, Porto Rico e as ilhas Bermudas. Muitos navios e aviões já desapareceram por ali, deixando o local cercado de mistério. Acredita-se que os acidentes foram causados pelas fortes tempestades que ocorrem na região. Mas há quem diga que os desaparecimentos são obra de OVNIS sequestradores ou de tempestades magnéticas que teriam feito com que bússolas e equipamentos de navegação parassem de funcionar. Outras teorias falam sobre vulcões submarinos em erupção, monstros marinhos e até bolhas de gás metano que engolem tudo ao redor.

8. Continente perdido

Atlântida aparece pela primeira vez no livro Timeu e Crítias, do filósofo grego Platão, do ano 360 antes de Cristo. Na obra, Atlântida é uma ilha localizada a oeste do estreito de Gibraltar (que separa o Mar Mediterrâneo do Oceano Atlântico). Ela é habitada pelos atlantes, descendentes de Atlas (filho de Poseidon, deus do mar). Em disputas com a cidade grega de Atenas, os atlantes teriam tido várias vitórias e ficado muito orgulhosos. Isso causou a fúria dos deuses, que resolveram afundar a ilha. Muitas pessoas acreditam que Atlântida realmente existiu – ela teria sido uma civilização da Grécia Antiga, entre os anos 3 mil e mil antes de Cristo, e desaparecido após a erupção de um vulcão.

9. Monstro das neves

O Yeti ou Abominável Homem das Neves é uma criatura que vive na região do Himalaia (Índia, China, Butão, Nepal e Paquistão). Segundo a lenda, o Yeti é filho de um rei macaco com uma ogra e tem dois metros de altura. A teoria de que o Yeti é um monstro real é defendida por cientistas de vários países. Um grupo de exploradores russos encontrou pegadas e a cama onde o monstro dormia. Em 2014, uma equipe da Universidade de Oxford, na Inglaterra, analisou diversas amostras de pelos. A análise concluiu que duas delas eram de ietis.

10. No fundo do mar

Há teorias que dizem que existem terríveis monstros marinhos nas águas profundas dos mares de todo o mundo. O Kraken é uma espécie de lula gigante que ameaça os navios que navegam pelo Mar da Noruega, que separa a Islândia das terras Escandinavas. Ele tem cem braços e é temido por todos os marinheiros da região. Já a Serpente Marinha é um monstro gigante, com cabeça de cavalo, que ataca os navios e devora os tripulantes no Atlântico Norte. A Serpente Marinha aparece em lendas e histórias antigas como a Odisséia, do escritor grego Homero. Outra criatura cheia de mistério é o Monstro do Lago Ness, um réptil aquático que habita o Lago Ness, na Escócia. O governo do país garante que o monstro não existe, mas várias pessoas confirmam que já deram de cara com o bicho!

11. Conquista encenada

A teoria de que o homem nunca foi à Lua é uma das mais polêmicas. De acordo com ela, os livros de História e Ciência mentem e a famosa imagem de Neil Armstrong com a bandeira norte-americana em nosso satélite foi encenada em um estúdio de televisão. Essa teoria é defendida pelo escritor Bill Kaysing, que prestou serviços ao Programa Apollo. Segundo ele, a Nasa não tinha tecnologia para mandar o homem à Lua em 1969. Mas a corrida espacial com os russos obrigou os norte-americanos a fazerem isso de qualquer maneira. Há algumas pistas: nas imagens veiculas pela televisão, não há estrelas no céu – como não há atmosfera na Lua, as estrelas deveriam ser visíveis. Além disso, as imagens não mostram nenhuma cratera e, como se sabe, a Lua é cheia de crateras.

12. Navio desaparecido

Em 1943, o governo norte-americano iniciou testes para um experimento que tinha o objetivo de tornar um navio porta-aviões invisível aos radares inimigo, usando energia eletromagnética. O navio USS Eldridge teria partido do porto de Filadélfia, nos Estados Unidos, desaparecido e transportado para outro lugar, 40 anos mais tarde. Quando o navio ressurgiu, coisas estranhas teriam acontecido – alguns tripulantes teriam desaparecido, uns ficaram congelados e outros ficaram loucos. O cientista Al Bielek, que teria sido o responsável pela eletrônica do navio, afirma que perdeu a memória e só se lembrou de tudo depois de ver um filme sobre o incidente.

13. Rádio fantasma

A UVB-76 é uma estação de rádio de ondas curtas, conhecida como o Fantasma Soviético. Ela transmite um curto sinal, que é repetido cerca de 25 vezes por minuto, 24 horas por dia. A estação foi descoberta no final da década de 1970 e funciona até hoje. Em algumas ocasiões, o sinal é interrompido e substituído por uma transmissão de voz em russo. A voz fala uma mistura de códigos como UVB-76, além de números e nomes russos. Ninguém sabe o que os códigos querem dizer, mas dizem que a UVB-76 é uma rádio de transmissão e ordens para movimentação militar ou espionagem. Outros acreditam que é uma rádio fantasma, utilizada na época da Guerra Fria, mas que permanece ativa.

 

Fonte: Aventuras na História

Compartilhe