Arqueólogos descobrem enterro viking duplo bizarro

Arqueólogos da Noruega se surpreenderam ao encontrar restos enterrados em botes um acima do outro numa vala de aproximadamente 1.000 anos. No entanto, o que causou mais estranheza foi o fato dos esqueletos terem mais de cem anos de diferença entre si.

Os restos mais recentes datam do século 9, e provavelmente pertencem a uma mulher influente no círculo social viking. Isso porque junto ao corpo dela foram encontrados diversos itens de bronze, um colar de pérolas, tecidos e a cabeça de uma vaca.

O defunto que ficou abaixo do da mulher pertence a um homem que viveu durante o século 8. Os cientistas envolvidos no caso afirmaram ter conhecimento de valas em que fossem enterrados mais de um viking no mesmo local, mas não um em cima do outro.

Reprodução computadorizada dos achados arqueológicos – Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia

O arqueólogo encarregado da escavação, Raymond Sauvage, afirmou que depois de descobrirem o sepultamento, ele ficou sabendo de alguns casos de duplos enterros encontrados por volta de 1950, também na Noruega.

Alguns fragmentos do crânio da mulher ainda estão intactos, e os cientistas planejam fazer a reconstrução digital e estudar os restos mortais para tentar descobrir quem foi a mulher encontrada.

Um dos itens que mais chamou atenção dos pesquisadores foi uma cruz de origem celta encontrada com a mulher. Por ter sido feita na Irlanda, o objeto pode indicar que a mulher em questão participou de alguma expedição marítima viking até o atual Reino Unido.

Broche celta encontrado juntamente com a mulher / Crédito: Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia

Historicamente, itens conquistados por vikings em expedições eram utilizados como ornamentos, e indicavam para os aldeões a posição social deles. Uma vez que você frequentava essas viagens, você era de prestígio no meio em que se vivia.

Ainda não se tem certeza sobre o que teria motivado o sepultamento duplo, mas os cientistas tem a teoria de que os dois eram de alguma forma parentes, e foram enterrados juntos para marcar a propriedade da família sobre a terra em que se encontravam.

Fonte: Aventuras na História

Compartilhe