Aplicativo de bicicleta: confira melhores apps para quem curte pedalar

Aplicativos de bike permitem calcular velocidade, calorias e melhores rotas para pedalar

Os aplicativos de bicicleta são interessantes para diversos tipos de usuários, desde aqueles que rodam pelas cidades no dia a dia até quem busca analisar seu desempenho ao pedalar. É o caso do Bikemap, que permite encontrar trechos feitos por outros usuários, e do Usebike, que informa ao ciclista a respeito de bicicletários e ciclovias por perto, de acordo com sua localização.

Existem ainda apps para escolher a localização certa para pedalar por montanhas e trilhas mais difíceis, como o Runtastic Mountain Bike. Confira a seguir dez aplicativos disponíveis para celulares Android e/ou iPhone (iOS) que podem ajudar na hora de andar de bicicleta.

Lista traz os 10 melhores app’s de bicicleta — Foto: Divulgação/Yellow

1. Bikemap
Disponível tanto para Android quanto para iPhone (iOS), o Bikemap é um app que permite encontrar rotas feitas por outros ciclistas, permitindo ao usuário compartilhar seus próprios caminhos. O aplicativo oferece várias rotas disponíveis, desde as mais curtas até as mais longas. Todos os caminhos são monitorados a partir de um GPS, aumentando a segurança e confiança do ciclista nos trechos percorridos. O ponto negativo do software é que não existe nenhuma versão em português.

Bikemap disponibiliza diferentes rotas para pedalar — Foto: Reprodução/Julia Marques

2. Runtastic Road Bike
O Runtastic Road Bike é um aplicativo que permite analisar o desempenho da sua corrida com inúmeras funcionalidades. Entre elas, estão o rastreamento em tempo real da sua localização, dados climáticos do local que você está percorrendo, batimentos cardíacos, velocidade e até mesmo pausa automática para intervalos curtos. Disponível tanto para Android quanto para iPhone (iOS), o software é bem completo e pode ser utilizado por qualquer tipo de ciclista, seja amador ou profissional.

App é utilizado desde ciclista amador até profissional — Foto: Reprodução/Julia Marques

3. Map My Ride
O Map My Ride também faz o acompanhamento completo de sua performance na bicicleta. O app funciona como uma espécie de personal trainer, monitorando a distância percorrida, velocidade média e calorias queimadas. O software também está disponível para Android e iPhone (iOS) e permite compartilhar sua corrida com outros usuários; até mesmo em outras redes sociais, como o Facebook.

Aplicativo é considerado um quase personal training — Foto: Reprodução/Julia Marques

4. Runtastic Mountain Bike
O Runstastic Mountain Bike é um aplicativo específico para ciclistas que curtem fazer trilhas em paisagens montanhosas. Por meio do GPS, o app consegue monitorar o progresso do treino, indexando velocidade e distância e comparar o seu desempenho com outros usuários, além de disponibilizar inúmeras pesquisas de rotas de mountain bike. O programa ainda possui rastreamento ao vivo que possibilita acompanhar as trilhas em tempo real. O software está disponível apenas para iPhone (iOS).

Runtastic mountain bike é considerado um computador de bicicleta multifuncional — Foto: Reprodução/Julia Marques

5. Strava
O Strava, diferente de todos citados acima, é um aplicativo que monitora não somente pedaladas, mas também corridas, caminhadas, crossfit e outros tipos de atividades físicas. A ferramenta é essencial para aqueles que desejam ter uma rotina de exercício físico e procuram notar uma melhora gradativa. Vale pontuar, também, que o app possui um ranking por segmento, ou seja, é possível conferir sua classificação em trechos populares de estrada ou trilhas. O software está disponível para Android e iPhone (iOS).

Aplicativo monitora diversos tipos de atividades físicas — Foto: Reprodução/Julia Marques

6. Endomondo
O Endomondo é um aplicativo de condicionamento físico e personal training que registra os treinos através por meio do próprio GPS. O app permite que você alcance metas de treinos, sendo motivado pelo treinador de áudio do app. Com o Endomondo é possível registrar corridas, pedaladas e mais de 60 outros esportes, monitorando o tempo, distância e velocidade de todas as atividades feitas. Além disso, o app possibilita sincronização com outros dispositivos, como o Apple Watch e o Samsung Gear, por exemplo.

Treinador de áudio do app deixa usuários bastante motivados — Foto: Reprodução/Julia Marques

7. Sports Tracker
O Sports Tracker, disponível para Android e iPhone (iOS), também tem como finalidade rastrear atividades físicas para analisar seu desempenho. O diferencial do aplicativo é que ele permite não apenas compartilhar suas rotas ou velocidade com os seus amigos, mas também há a possibilidade de comentar no próprio app sobre os treinos e fotos postadas de outros usuários. Portanto, além de ajudar a acompanhar seus exercícios, o software funciona como uma espécie de rede social.

Aplicativo é considerado uma rede social de atividades físicas — Foto: Reprodução/Julia Marques

8. Cyclemeter
O Cyclemeter é um aplicativo que está disponível tanto para Android quanto para iPhone (iOS). Além de coletar dados de deslocamento, calcular média e definir rotas, o app possui alta qualidade nas informações dadas pelo fone de ouvido por meio de voz. É possível, por exemplo, parar e continuar as mensagens pelo próprio fone, sem que seja necessário pegar o celular na hora da corrida.

App permite que as mensagens de voz sejam paradas pelo próprio fone — Foto: Reprodução/Julia Marques

9. Garmin Connect
O Garmin Connect é aquele aplicativo que possui inúmeras funções, monitorando tanto os seus dados de saúde quanto seu desempenho, seja em uma corrida, caminhada ou pedalada. O app permite que sejam criados novos percursos, exercícios e até mesmo desafiar seus amigos para competições. Um ponto positivo desse software é a possibilidade de rever seus trajetos e bater novos recordes pessoais, estimulando o usuário a melhorar.

App monitora também os seus dados de saúde — Foto: Reprodução/Julia Marques

10. UseBike
O UseBike é um aplicativo brasileiro criado justamente para ciclistas urbanos. O app oferece diversas possibilidades de uso, com informações de todos os pontos de aluguel de bicicletas, oficina de consertos, bicicletários para estacionar quando quiser e, ainda mais importante, informa sobre as ciclovias e ciclofaixas próximas para que você sempre ande pelo caminho mais seguro.

Aplicativo é criado para todos os ciclistas urbanos — Foto: Reprodução/Julia Marques

Fonte: Tech Tudo

Compartilhe