5 franquias mais amadas do cinema

Por muito tempo, ser nerd não era algo que se anunciava ao mundo. Já vimos em filmes e séries que os geeks são os perdedores, os esquisitos, mas sabemos que este estereótipo não é real. Principalmente hoje em dia, em que a cultura pop é basicamente comandada por obras que, um dia, foram consideradas nerds. Personagens de quadrinhos são os mais populares do cinema e ficções científicas são alguns dos filmes mais rentáveis do mundo.

O cinema é grande parte do motivo pelo qual ser nerd se tornou algo comum, que gostar de fantasia não é mais algo que possa ser usado para zoar alguém. Por isso, o AdoroCinema juntou cinco das franquias mais amadas das telonas para comemorar o Dia do Orgulho Nerd. Confira a nossa lista!

STAR WARS

Preferido dos nerds e um clássico da ficção científica, a franquia Star Wars conquistou o mundo em 1977 com o lançamento de Uma Nova Esperança. A introdução de alguns dos personagens mais amados do cinema foi se solidificando com o tempo e até hoje é uma das sagas mais bem sucedidas do mundo. Luke (Mark Hamill), Leia (Carrie Fisher) e Han (Harrison Ford) na primeira trilogia; Anakin (Hayden Christensen), Padmé (Natalie Portman) e Obi-Wan (Ewan McGregor) na segunda; e Rey (Daisy Ridley), Finn (John Boyega) e Poe (Oscar Isaac) na mais recente, Guerra nas Estrelas conseguiu criar uma mitologia que, mesmo 40 anos depois de seu lançamento inicial, ainda consegue se sustentar.

Tudo isso graças a George Lucas. O criador do universo escreveu e produziu os seis primeiros filmes da saga, passando o manto para Kathleen Kennedy, a produtora por trás dos longas atuais, na atual fase. Seguindo uma linha lógica de narrativa e conectando as trilogias entre elas, a franquia ainda consegue levar milhões aos cinemas cada vez que uma nova história é contada. Os clássicos personagens, e os atores que para sempre os representarão, são exemplos para crianças e adultos no mundo inteiro, fonte de inspiração e força para aqueles que precisam.

Além do cinema, Star Wars também faz sua presença conhecida em outras mídias, como televisão, videogame, livros, quadrinhos e parques de diversão. Não dá para negar a influência que a franquia sobre uma galáxia muito, muito distante deixou em seu público, quando, por trás das aventuras, romances e comédias, temas sérios são tratados, como regime ditatorial e estrutura de classes. O nono filme da saga original chega aos cinemas dia 19 de novembro, para finalizar a história dos Skywalkers.

HARRY POTTER

Baseado no universo fantástico de J.K. Rowling, a franquia Harry Potter é a mais recente da lista. Seu primeiro livro foi lançado em 1997 e, apenas quatro anos depois, foi tranformada em filme, com o lançamento de A Pedra Filosofal. As inspiradoras aventuras do menino que descobre ser bruxo e, com isso, um novo universo de magia conquistou crianças e jovens ao redor do mundo. Harry (Daniel Radcliffe), Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) eram os amigos que todos queriam, Snape (Alan Rickman) o professor dos pesadelos e Hogwarts a escola dos sonhos.

A história de Harry rendeu sete livros, oito filmes e uma peça, em um universo que mistura a sociedade normal com o fantástico mundo mágico. Um de seus maiores atrativos é como a narrativa abre espaço para a esperança de que a magia seja real, gerando crianças ansiosas para a chegada de seu aniversário de 11 anos, o dia em que a carta de Hogwarts é enviada para os que se acham trouxas mas desejam ser bruxos. Os inúmeros testes online para descobrir qual a sua casa ou seu patrono mostram a determinação dos fãs em não deixar essa mitologia para trás. A história de três amigos, o menino órfão que se descobre especial, o melhor amigo, pobre, que vive na sombra de seus inúmeros irmãos e a menina hiper inteligente que nunca se deixa ser tratada como menos do que é.

Presente em todo o tipo de mídia imaginável, a batalha entre o bem e o mal, amizade e lealdade continuam sendo os temas principais na nova cara da franquia, reinventada em 2016 com a estreia de Animais Fantásticos e Onde Habitam. O mesmo universo, mas com novos personagens e uma nova grande batalha a ser vencida. O final já é conhecido, mas voltar para o mundo mágico foi o que conquistou o público. Com cinco filmes planejados, o terceiro deve chegar aos cinemas no final de 2021.

O SENHOR DOS ANÉIS

Criada por J.R.R. Tolkien, a saga O Senhor dos Anéis é a maior representação de fantasia clássica hoje. Com elfos, ogros, magos, anões, dragões, trolls e os originais hobbits, a franquia foi lançada inicialmente como livros, o primeiro sendo, na verdade, O Hobbit. Lançada quase 20 anos antes de O Senhor dos Anéis, a história de Bilbo Baggins (Martin Freeman) e sua aventura ao redor da Terra Média foi lançada como um livro infanto-juvenil e adaptado como uma trilogia, produzida e dirigida por Peter Jackson.

O cineasta também é o homem por trás da trilogia O Senhor dos Anéis, lançada em 2001, desta vez sobre as aventuras do primo de Bilbo, Frodo (Elijah Wood). Seus três filmes foram sucessos de bilheteria e o universo criado por Tolkien é considerado um dos mais bem pensados da literatura. Além disso, por mais que ele não tenha sido o primeiro autor a criar uma mitologia própria, a Terra Média, suas criaturas e sua história, são a base de tropos da fantasia, como elfos imortais e ogros violentos.

Adaptado para filme, televisão, teatro e videogame, a franquia serve de inspiração para inúmeras outras obras de fantasia e sua importância é tão grande que a locação na Nova Zelândia virou atração turística. A fazenda que serviu como Hobbinton permanece em pé, para os fãs visitarem. Além da obra, o autor também se tornou inspiração para o cinema. A cinebiografia Tolkien está nos cinemas, com Nicholas Hoult como o escritor.

MARVEL

A maior franquia do momento, a Marvel está presente como quadrinhos desde a década de 1920. Os personagens, muitos criados por Stan Lee, Jack Kirby e Joe Simon, continuam sendo alguns dos heróis mais populares do mundo. Mas foi em 2008 que os super-heróis conseguiram conquistar um novo e maior número de fãs, com o lançamento de Homem de Ferro nos cinemas.

Assim começou o Universo Cinematográfico Marvel, que em 11 anos conta com mais de 20 produções. Contando a história de personagens como Capitão América e Thor, os filmes são sucessos de bilheteria e a Marvel Studios conseguiu formar uma narrativa que juntam todos os longas em uma grande história. Representando diferentes valores e personalidades, os heróis (e até vilões) da Marvel conquistaram o público em geral por sua força de vontade e valores, mas, individualmente, também por suas relações pessoais com cada um dos heróis. Não é à toa que os favoritos de cada um variam de acordo com idade, gênero e, lógico, personalidade.

A Marvel também marca presença em outras mídias, como televisão, videogames e livros, explorando os diversos universos dos quadrinhos e mostrando diferentes versões dos mesmos personagens. Filmes e séries, tanto live-action quanto animadas, mostram que a empresa está disposta a contar histórias para todos os públicos, nunca deixando para trás as suas origens nos quadrinhos, que continuam sendo publicados, com novos arcos e histórias. O mais novo filme do UCM, Ultimato, está em cartaz nos cinemas e já quebrou inúmeros recordes de bilheteria, fechando o arco de alguns personagens e abrindo espaço para outros.

INDIANA JONES

Criado por George Lucas (o produtor por trás dos filmes do Star Wars, lembra?), a franquia do Indiana Jones começou com Os Caçadores da Arca Perdida, em 1981. Dirigido por Steven Spielberg, o filme introduziu Harrison Ford em mais um de seus icônicos papéis. Com quatro filmes, a saga do arqueólogo mistura história com mitologia e ainda mostra um personagem que seria completamente comum no mundo real, um professor como herói.

Além dos quatro filmes, a franquia ainda tem livros e uma série de televisão, todas sobre as aventuras de Jones. Com seu icônico chapéu e chicote, Indiana é reconhecido como um dos mais amados personagens do mundo do cinema, um homem comum que usa seus conhecimentos para ajudar a salvar o mundo de nazistas e soviéticos. Apesar de não ter um futuro certo, Spielberg e Ford já deixaram claro que, se o público quiser, eles estão dispostos a fazer um quinto filme. Comemore o Dia do Orgulho Nerd com a playlist Invasão Marvel do Telecine Play.

Fonte: Adoro Cinema

Compartilhe