130 anos: Em Busca da República, livro oferece um relato completo da queda do império até o Brasil atual

Pensadores de diversas áreas descrevem a história da República brasileira em livro inédito

Wikipédia / Commons

Lançado pela editora Intrínseca e organizado por Edmar Bacha, José Murilo de Carvalho, Joaquim Falcão, Marcelo Trindade, Pedro Malan e Simon Schwartzman, o livro “130 Anos: Em Busca da República” fornece um panorama da história da República Brasileira.

Com colaborações de 38 pensadores de diversas áreas como direito, economia, ciência política, história e sociologia — incluindo nomes como o ministro Luís Roberto Barroso, a historiadora Marieta de Moraes Ferreira, o economista Arminio Fraga e a cientista política Maria Celina d’Araujo — o livro aborda a jornada do Brasil republicano década a década por meio de três eixos temáticos: sociedade e política; Estado e direito; governo e economia. Com os pontos de vista de cada autor dialogando e se complementando entre si, o livro oferece um grande painel do processo de modernização do país.

Começando pela proclamação da República em novembro de 1889 pelo Marechal Deodoro da Fonseca num país majoritariamente agrário e analfabeto, com uma população de apenas 14 milhões de habitantes, e finalizando nos dias de hoje, em que o contingente populacional aumentou em quase 15 vezes, com a população atingindo a casa de 208 milhões. Apesar de mais de um século ter se passado, ainda somos um dos países mais desiguais do planeta.

Compartilhe