10 ideias interessantes que algumas cidades adotaram em prol das pessoas

As cidades andam chatas? Que tal se inspirar em soluções criativas que existem lá fora para tentar implementar algo diferente onde você mora? Os exemplos abaixo podem até não funcionar aqui no Brasil (#viralatismo), mas podem inspirar novas soluções dentro da nossa realidade, não acham?

1. Biblioteca e telefone
Os telefones públicos estão cada vez mais em desuso, por isso o arquiteto norte-americano John Locke transformou algumas cabines de Manhattan, em Nova York, em um lugar que você pode trocar livros. Basta deixar algum exemplar por lá e pegar o que mais te interessa. Também é uma forma de testar a honestidade das pessoas.

2. Redes de mangueira
Assim como a maioria dos produtos, as mangueiras de incêndio também possuem data de validade. Mas elas não precisam ser descartadas após esse tempo, como pode ser visto nesse projeto de Copenhague, na Dinamarca: elas foram transformadas em redes públicas de descanso.

3. Tecnologia para contar história
Em Nova York, você pode encontrar diversos códigos QR que, se lidos pelo seu celular, mostram como era aquela rua ou alguma construção em um período histórico.

4. Araras de roupas
Em algumas cidades holandesas, essas grandes araras servem para que você possa descartar alguma peça de roupa que não usa mais. Assim, quem precisa de uma vestimenta, principalmente moradores de rua, podem procurar esses lugares, normalmente localizados em vias de grande movimento.

5. Bancos reciclados
Combinando impressão 3D com resíduos de reciclagem, o estúdio holandês The New Raw criou um mobiliário urbano com formas diferenciadas, que podem servir até de banco de balanço.

6. Aluguel de cadeira
Em Israel, você pode alugar cadeiras públicas por quantias módicas. Basta colocar uma moedinha e levar o móvel para algum parque ou lugar de descanso. Mas tem que devolver depois, hein?

7. Bituqueira melódica
Com 56 lâmpadas de LED e caixas de som, estas bituqueiras em Londres tocam uma música assim que você livra o chão da cidade desse pequeno e incômodo lixo.

8. Horta pública
Já pensou em cultivar uma cenourinha no centro de sua cidade? Isso é possível em Detroit, nos EUA, em que hortas públicas e comunitárias foram instaladas em vários lugares. A da foto abaixo é uma das maiores, sendo cultivada por cerca de 2 mil pessoas.

9. Parquinho diferente
Em Copenhague, as crianças podem brincar em lugares diferentes nos parquinhos públicos: além dos tradicionais balanços e escorregadores, também existem lugares para escalada, por exemplo.

10. Banco individual
Nem tudo é feito para integrar pessoas e ambientes: este projeto holandês cria um casulo para quem quer descansar em um banco, mas quer se isolar do mundo. Ali dentro existe um sistema de ventilação e até tomadas para você recarregar seu smartphone.

Fonte: Mega Curioso

 

Compartilhe