10 anos sem Heath Ledger: 10 curiosidades da vida extraordinária do ator

Em 22 de janeiro de 2008, perdíamos um dos grandes talentos de sua geração – cedo demais. Nesse dia, 10 anos atrás, Heath Ledger era encontrado sem vida em Nova York (EUA), vítima de uma overdose acidental de remédios.

O mundo assistiu fascinado sua última performance como o vilão Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas, que lhe rendeu um Oscar póstumo. Nessa data marcante, resolvemos reunir 10 curiosidades da vida extraordinária do ator:

1. HEATH & KATE | Ledger tinha uma relação muito próxima com a irmã, Kate, e mesmo nas semanas que passou imerso no personagem do Coringa ele a ligava todos os dias. O nome dos dois irmãos inseparáveis veio de um clássico da literatura – O Morro dos Ventos Uivantes, onde os dois protagonistas são chamados Heathcliff e Catherine.

2. HOME AND AWAY | Assim como a maioria dos atores australianos, Ledger começou sua carreira na novelinha Home and Away, uma espécie de Malhação da terra do canguru. Ele interpretou o bad boy Scott na novela, aparecendo por apenas 10 episódios – Ledger fez sucesso no papel, mas recusou proposta dos produtores para continuar por mais tempo.

3. ARQUIVO ROSWELL | Ledger passou perto de conseguir seu grande momento nos holofotes em 1999, quando a Fox quase o escalou para a série Arquivo Roswell (1999-2002). No entanto, em 1997 ele havia estrelado outra série, intitulada Roar, para a emissora – como essa não havia vingado nas audiências, a Fox não quis escalá-lo novamente.

4. MAIS PAPÉIS PERDIDOS | Ledger também recusou papéis em Alexandre (2004), de Oliver Stone, e O Monge a Prova de Balas (2003), de Paul Hunter. Os personagens acabaram indo para Colin Farrell e Seann William Scott, respectivamente. Curiosamente, Farrell mais tarde substituiria Ledger no projeto que ele deixou incompleto, O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus (2009).

5. MARTIN HENDERSON | Você sabia que o Dr. Nathan Riggs de Grey’s Anatomy era um velho amigo, ex-colega de quarto e mentor de Ledger? O neozelandês Henderson e o australiano Ledger se conheceram na escola de teatro – o grande amigo pode ser visto também em papeis em The Red Road, Milagres do Paraíso e Evereste.

Foto: FILIPPO MONTEFORTE/AFP/Getty Images

6. JAKE GYLLENHAAL | Já entre amigos feitos em Hollywood, o colega de O Segredo de Brokeback Mountain, Jake Gyllenhaal, era o mais próximo. Gyllenhaal é até padrinho da única filha de Ledger, Matilda, cuja mãe é Michelle Williams (que estrelou Brokeback Mountain ao lado dos dois).

7. DIRETOR | Embora não tenha tido tempo de estrear na direção de longas, Ledger se arriscou por trás das câmeras de três videoclipes: acima, você pode conferir o vídeo de “Morning Yearning”, de Ben Harper. Ledger também dirigiu Cause An Effect”, do artista N’Fa Foster Jones; e “King Rat”, do Modest Mouse.

8. FUNERAL | Como já era tradição na sua família, Ledger não quis ser enterrado. Um serviço de funeral foi realizado em Perth (Austrália), mas a família cremou o corpo de Ledger e espalhou as cinzas por um terreno que pertence à família por gerações. Ledger descansa ao lado de dois de seus avós no terreno.

9. MATILDA | A filha de Heath vai receber o Oscar póstumo vencido pelo pai quando completar 18 anos de idade, em 2023. Por enquanto, a estatueta sob a custódia do avô da menina, John Ledger, pai de Heath. Essas são as regras da Academia, definidas anteriormente à indicação e vitória do ator – antes dele, Peter Finch venceu um Oscar póstumo por Rede de Intrigas (1976).

10. HOBBIES | Quando não estava atuando, Ledger gostava de se manter ativo – na escola, se destacou em esportes antes de escolher perseguir carreira na atuação. Ele praticava surfe e skateboard, mas também gostava de manter a mente afiada com partidas de xadrez.

Fonte: Observatório do Cinema

Compartilhe