10 quadrinhos e livros para quem curte mitologia grega

10 quadrinhos e livros para quem curte mitologia grega
02/05/2018 Barbara

10 quadrinhos e livros para quem curte mitologia grega

Dentre todas as mitologias, talvez não haja nenhuma mais famosa do que a Mitologia Grega. Vale dizer que a mitologia grega acaba tendo grande importância para entender a história da civilização ocidental. Sua influência é vista até hoje em diversos materiais, filmes, séries, livros e quadrinhos. Desta forma, seguem alguns materiais que merecem sua atenção:

1 – Sandman

Se existe um trabalho que fará Neil Gaiman ser lembrado pelos próximos 50 anos, com certeza será a sua épica série que foi de 1989 até 1996. Sandman traz a história de Sonho, um dos 7 perpétuos. Quem não leu, deve ler e devo dizer que é um item obrigatório na coleção de qualquer fã de Quadrinhos.

A obra traz a história sobre a natureza das histórias, logo, não surpreende notar que Neil Gaiman se baseou na literatura ocidental. O personagem título da série é chamado de ‘Morfeu’ (o deus do sono). É interessante notar que a obra também traz várias referências da história de Orfeu e Eurídice, além de contar com outras criaturas mitológicas e também contar com uma homenagem para ‘Sonho de Uma Noite de Verão’, de Shakespeare, que também é baseada na mitologia grega.

Sandman é uma das mais famosas e aclamadas obras dos quadrinhos de todos os tempos. Ela conta a história do Sonho, que governa supremo em suas terras. A série teve 75 edições e acabou quando Gaiman deixou o título. Ela acabou se tornando um dos grandes marcos do selo Vertigo. A série ficou na lista dos mais vendidos do New York Times, ao lado de Watchmen e O Cavaleiro das Trevas.

2 – Mulher-Maravilha

Após o mega-evento Crise nas Infinitas Terras em 1986, a DC Comics iniciou uma espécie de reboot, onde seus principais heróis tiveram suas origens atualizadas por artistas consagrados da época. Superman ficou com John ByrneFrank Miller trouxe o seu Batman: Ano Um, e assim por diante. E coube a George Perez a tarefa de recontar a origem da Mulher-Maravilha, redefinindo o seu novo status quo e atualizando a personagem para uma nova geração.

De todas as fases da personagem, esta é a mais próxima dos mitos e lendas gregas, Perez utilizou diversos elementos para criar sua versão da heroína, desde a origem de seus poderes até a presença de deuses e outras figuras mitológicas.

3 – Cavaleiros do Zodíaco

Também em 1986, Masami Kurumada utilizou a mitologia grega como base para desenvolver uma história sobre batalhas e guerras entre deuses, que contam com humanos como peões para seus conflitos. Ao longo da história, vemos os Santos de Atena, os Cavaleiros do Zodíaco, protagonizando batalhas contra os exércitos de Poseidon e Hades.

A versão anime da história foi um dos maiores sucessos do Brasil, abrindo as portas para que diversos animes entrassem em nosso país, como é o caso de Dragon Ball e Pokémon. Até hoje, Cavaleiros do Zodíaco ainda tem uma grande base de fãs no país e a JBC está relançando a história clássica em formato de luxo.

4 – Percy Jackson


Se você pretende apresentar a mitologia grega para adolescentes e crianças, talvez o melhor caminho seja a série de Rick Riordan, Percy Jackson. Nela, é possível aprender bastante sobre a mitologia grega, romana e até a egípcia.

A história conta com Percy como protagonista. Ele é um semideus, o filho de Poseidon, um dos 3 deuses maiores. Ao descobrir sua verdadeira identidade, Percy precisa se unir ao acampamento em que os filhos de deuses vivem, para aprender a utilizar os poderes recebidos por sua descendência. É uma ótima história. Vale a pena acompanhar todos os livros.

5 – Teogonia

Uma das fontes básicas de mitologia grega é Teogonia. Uma obra em prosa do oitavo século que traz a origem dos primeiros deuses. Teogonia significa ‘Gênesis dos Deuses’. É uma das principais fontes que temos das narrativas das criações dos deuses gregos e é uma das obras favoritas dos fãs de mitologia grega.

6- Ilíada

Outro livro mais ‘hardcore’. Para quem busca conhecimento real da mitologia grega, é melhor ler as obras de Homero. Essas obras são as mais valiosas que existem sobre o tema, afinal, Homero é um dos maiores poetas de todos os tempos. Seus versos mostram de forma bela como a mitologia grega é interessante.

A Ilíada conta a história da conquista da cidade de Troia pelo exército grego, liderado por Aquiles, Agamenon e Odisseu. A luta começa por Helena, uma filha de Zeus, a mais bela mulher que já existiu na Terra, que foi sequestrada pelos Troianos.

7 – Odisseia

O segundo maior poema de Homero é a Odisseia, que continua a partir do ponto em que Ilíada termina. Troia foi conquistada, mas para Odisseu, a batalha continua.  Tudo que ele quer é voltar para sua esposa e seu filho. Porém, durante 20 anos, Odisseu acaba entrando em uma jornada que o afasta cada vez mais do seu lar. Enquanto isso, sua esposa precisa se esquivar das investidas de pretendentes. Uma das maiores obras gregas.

8- Canção de Aquiles

Depois de ser exilado para Phthia, Patroclus, um jovem príncipe, vive sob a sombra do Rei Peleus e seu infame filho, Aquiles. Apesar de Patroclus e Aquiles serem bem diferentes, seus caminhos se cruzam e Aquiles toma o príncipe como seu protegido, iniciando uma bela amizade. Neste livro, Miller reconta a história da Guerra de Troia, desta vez, sob a perspectiva de Patroclus.

9 – Os Mitos Gregos

Para quem busca algo que traga uma compreensão melhor de tudo que envolve a mitologia grega, talvez esta seja a obra certa para você. Aqui temos dois livros que cobrem vários elementos da mitologia, desde o nascimento dos deuses, até o nascimento de heróis mitológicos e as famosas guerras gregas. Vale dizer que esta obra influenciou Rick Riordan a criar Percy Jackson.

10 – A Mitologia dos Gregos

Se você busca ir além da mitologia e saber sobre religião antiga, sociedade, vida… Karl Kerényi pode te ajudar! Aqui temos uma série de livros que trazem o básico e o avançado sobre os deuses, os gregos e sua sociedade. Você saberá mais sobre tudo que envolve a mitologia grega, com uma abordagem moderna, acessível e simplificada. Um livro que merece bastante atenção.

Fonte: O Vício

SAIBA TUDO QUE ESTÁ ROLANDO!

Newsletter

Posts relacionados